quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Incoerência


Recentemente, numa missa em Niterói, o padre, preciso e objetivo, foi brilhante quando comentou que a sociedade precisa ter coerência. Ele desenvolveu seu raciocínio, deu exemplos, mas a frase me chamou muita atenção - para a coerência alheia e, especialmente, a minha.

Coerência. O ser humano costuma ser coerente? Nem o padre deve tê-la em totalidade. Me parece periclitante viver sem dar tiro no pé, ser o tempo todo regrado e jamais ir contra seu pensamento de outrora. Em alguns casos, ou na maioria, é muito divertido constatar a incoerência de terceiros - a sua, se não for muito grave, permita que os outros te alertem, dê risada dela, mas procure corrigí-la.

Estou falando isso porque as redes sociais, embora cansem em alguns momentos, divertem bastante em outros tantos com a (in)coerência das pessoas.

No Twitter, onde não conheço a maioria dos seguidores, é difícil, mas no Facebook vejo o tempo todo pessoas, inclusive eu, sendo incoerentes.

Exemplos básicos sobre o tema envolvendo BBB (o reality show rende mil assuntos e estou me aproveitando deles para não cair no ostracismo, como já se nota):

A pessoa diz não ver BBB mas critica os participantes;

Cita que não pode ouvir falar de BBB por sentir nojo mas escreve o nome do programa em suas constantes reclamações;


Declara que BBB não tem cultura, mas não perde um programa do Pânico na TV;


Afirma que vai bloquear quem muito comenta de BBB mas compartilha o tempo inteiro as bestialidades do melhor melhor do mundo;


Fala que quem vê BBB é desocupado mas fica o dia inteiro no bate-papo do Face;


Grita que BBB não oferece cultura mas jamais leu um livro;


Divulga passagens da bíblia, fala do amor de Deus, mas vocifera com ódio sobre BBB.


Pois é, você já deve ter lido algo semelhante aos exemplos na sua timeline. Cadê a coerência das frases, das pessoas? 

O ser humano, como sabiamente disse o padre, é incoerente. E, se você não crê em Deus e, por tal descrença, não segue seus mandamentos, por favor, ao menos decore a observação do padre e tente usá-la na sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário